Blockchain é uma tecnologia que pode ser definida como uma base de dados distribuída para armazenamento imutável de informações. E o primeiro passo é compreender que ela revoluciona o modo como os dados digitais são armazenados. 

Uma forma clara de entender é observar como as empresas guardam as informações dos clientes: sempre em servidores centralizados (nuvem ou não). Ou seja, cada empresa é a única responsável por esse conteúdo. A nova tecnologia rompe com esse padrão ao colocar os dados em uma rede compartilhada, em blocos de informação criptografada. Todas as máquinas têm acesso a uma cópia do conteúdo e é impossível apagar uma informação depois que ela entra na Blockchain.

Com a tecnologia Blockchain é possível estabelecer uma base de informações compartilhada globalmente, onde tudo o que possui valor pode ser transacionado de uma maneira segura e privada, sem a necessidade de intermediários — o que cria as condições ideais para o estabelecimento do que consideramos uma internet de trocas de valores. Seu nome deriva de “block”, o registro de blocos de transações, e “chain”, uma série de transações conectadas. Daí a palavra Blockchain.  

Tornou-se muito mais conhecida após 2008 com o surgimento da criptomoeda Bitcoin, onde toda transação realizada com a criptomoeda é gravada em sua Blockchain permitindo sua viabilidade e uso. Mas a criptomoeda é apenas um produto derivado da nova tecnologia, a qual deve afetar diretamente vários setores econômicos. 

Assim como a internet criou possibilidades que não conseguimos prever logo no início, o Blockchain possibilitará a ascensão de novos modelos e ideias de negócios que podem ainda não ter visibilidade. Serviços financeiros, mídia, seguros, agro, educação e saúde são apenas alguns dos principais setores nos quais o protocolo de segurança da Blockchain provavelmente será muito utilizado, devido suas características únicas:

  1. A Imutabilidade: 

A capacidade de armazenar de forma inviolável, onde qualquer informação gravada em Blockchain, fica garantida contra sua alteração ou exclusão de dados.

  1. A Disponibilidade: 

A informação gravada em Blockchain não depende de servidores online para que fique disponível, ela estará disponível 24/7 sempre que solicitada, evitando que fique sua informação “fora do ar”.

  1. A Transparência:

Todos os participantes da rede, com seu devido acesso, podem verificar em tempo real o momento em que cada registro é realizado com sua data e hora, garantido a transparência da informação e a sua rastreabilidade.

  1. Segurança:

A Blockchain garante a integridade da sua informação, ficando seguro contra hacker, vírus, fraudes e cibercrimes.

Resumindo, Blockchain é apenas a tecnologia que possibilitou a criação da Bitcoin e de outras criptomoedas, mas ela pode e está sendo usada para diversas outras aplicações, pois qualquer informação que precisa ser guardada por longos períodos ou ter segurança por exemplo, já é um forte candidato a ser utilizada em Blockchain.

Fale com a Everblock, conheça todo o potencial da tecnologia Blockchain e saiba como tornar suas informações imutáveis, disponíveis e seguras para sempre. 

×

Powered by WhatsApp Everblock

× Como posso te ajudar?