O conceito Smart Contracts ou contratos inteligentes bastante difundido após 2015 para designar os programas de computador rodando em Blockchain de forma imutável, obedecendo regras pré-estabelecidas.
Diferente da maioria dos programas conhecidos que são centralizados – controlados por uma única entidade -, com os contratos inteligentes a relação segue um modelo completamente distribuído e funcionando de forma totalmente autônoma.
Confira as vantagens na utilização dos Contratos inteligentes:
Autonomia — Os contratos inteligentes eliminam a necessidade de um intermediário ou facilitador terceirizado, na prática, permitindo o controle total do acordo.
Confiança — Ninguém pode roubar ou perder qualquer um de seus documentos, pois eles são criptografados e armazenados com segurança em um ledger compartilhado seguro. Além disso, você não precisa confiar nas pessoas com quem está lidando ou esperar que elas confiem em você, pois o sistema imparcial de contratos inteligentes essencialmente garante a confiança.
Economia — Cartórios, corretores imobiliários, assessores, assistência e muitos outros intermediários não são necessários, graças aos contratos inteligentes que garantem a integridade e confiabilidade de todo o processo.
Segurança — Contratos inteligentes são praticamente impossíveis de hackear. Além disso, ambientes perfeitos para contratos inteligentes são protegidos com criptografia complexa, o que aumenta ainda mais a segurança dos seus documentos.
Eficiência — Usando os contratos inteligentes você economizará muito tempo, normalmente desperdiçado no processamento manual de pilhas de documentos em papel, bem como no seu transporte e armazenamento.
Em vários setores como saúde, viagens, energia, seguros, educação, a tecnologia torna-se uma prioridade estratégica para as organizações. Capaz de resolver questões econômicas complexas, impulsionar a eficiência operacional e oferecer maior segurança ao gerenciamento e transmissão de informações, a tecnologia proporciona ao mercado novas oportunidades e criação de valor para os negócios, viabilizando a otimização das operações comerciais, a transparência no relacionamento com clientes e um maior crescimento econômico.
Exemplos de aplicações dos contratos inteligentes em Blockchain:
A gestão de identidade é um dos grandes pontos que tem relação com contratos inteligentes no Blockchain. Já existem frameworks em desenvolvimento para trabalhar com contratos inteligentes na recuperação de contas digitais de e-mail, de proteção da privacidade do usuário no caso de perda de um dispositivo móvel, por exemplo.
Os governos de alguns países também estão estudando a criação de um sistema de contratos inteligentes para unificação de informações do cidadão, tudo armazenado em Blockchain e com acesso facilitado para o usuário utilizar os documentos digitais em seu dia a dia.
Outra área que pode se beneficiar do uso de contratos inteligentes é a área da saúde e dos registros médicos.
A assistência médica e controle de acesso a registros médicos pode usar a tecnologia Blockchain e os contratos inteligentes para fazer a gestão dessas informações. A maior parte dos profissionais envolvidos no setor acredita que essa é uma maneira segura de compartilhar e acessar a EMR (registro clínico digital) dos pacientes.
Os contratos inteligentes podem apresentar aprovações com várias assinaturas entre pacientes e provedores, permitindo que usuários ou dispositivos autorizados acessem apenas os dados permitidos previamente. Além de beneficiar pacientes e seus prestadores de cuidados, pode ser usado para conceder aos pesquisadores acesso a determinados dados pessoais de saúde e permitir que micro pagamentos sejam automaticamente transferidos aos pacientes por uma participação em uma pesquisa clínica, por exemplo.
Quer saber mais sobre contratos inteligentes? Fale com a Everblock.